Apnéia

Postado por Lucas Rodrigues sexta-feira, 3 de agosto de 2012 0 comentários

Apnéia pode ser:
1- Apneia do sono - uma doença.
2- Apneia, suspensão voluntária ou involuntária da respiração;
3- Mergulho livre ou Apneia, técnica de mergulho praticado sem reservatório de ar.

Apnéia do Sono:
Apneia do sono ou apneia noturna é uma desordem do sono caracterizada pela suspensão da respiração durante o sono pela língua,que inibe a passagem de ar ao nível da garganta. 

Estes episódios de apneia, podem durar alguns segundos, por tempo suficiente para que uma ou mais respirações sejam perdidas, após os quais é retomada a respiração normal, e ocorrem repetidamente durante o sono.

A definição padrão de qualquer evento apneico inclui um intervalo mínimo de 10 segundos entre as respirações, com despertar neurológico ou dessaturação da oxiemoglobina (que é criada quando o oxigênio se mistura a hemoglobina) de mais de 3-4%, ou ambos.

Na maior parte das vezes, as apneias não são suficientes para despertar a pessoa, mas há uma alteração no padrão de sono, passando do sono profundo para um sono mais superficial. Como este sono não é repousante, as manifestações típicas são uma sensação de "noite mal dormida" ao despertar, assim como fadiga e sonolência durante o dia.

Apneia, suspensão voluntária ou involuntária da respiração:
O termo apneia designa a suspensão voluntária ou involuntária da respiração, ou a interrupção da comunicação do ar atmosférico com as vias aéreas e pulmões.

Uma vez que a respiração no nível celular continua ocorrendo enquanto houver demanda de oxigênio suficiente nos pulmões, mesmo sem o contato com o ar atmosférico, os seres pulmonados podem sobreviver em apneia durante alguns minutos.

Algumas baleias podem permanecer em apneia por mais de 90 minutos, enquanto que os seres humanos, em média, suportam cerca de 2 minutos. Alguns atletas especialistas conseguem ultrapassar os 5 minutos, mantendo a lucidez.

Mergulho livre:
Mergulho livre é um categoria de mergulho que diferentemento do mergulho autônomo, consiste basicamente no mergulho utilizando somente o ar contido nos pulmões, uma máscara de mergulho, um respirador e nadadeiras.

O mergulho livre pode ser praticado em piscinas, lagos, rios e no mar. Seus entusiastas preferem a prática do mergulho livre marinho por este apresentar uma diversidade maior de espécies animais a serem observadas.

Frequentemente o mergulho livre está associado ao uso das técnicas de apneia para efetuar imersões.

Adaptado de Wikipédia.

0 comentários:

Postar um comentário